Acampamento da Primavera 2013: Convocação para a Cavalaria


17/05/2013

César Franco

De 1º a 4 de abril, um grupo de jovens reuniu-se no Parque Estadual Fontainebleau para um programa do Acampamento de Primavera da TFP da Louisiana (EUA). A alegria da Ressurreição de Nosso Senhor e seu posterior triunfo permearam o ambiente. Os participantes desfrutaram de grande variedade de jogos e palestras sob o leitmotiv

“Convocação para a Cavalaria”.

O tema do acampamento deste ano foi Plantando as sementes da honra e inspirou-se no recente livro Retorno à Ordem, de autoria do Sr. John Horvat II, vice-presidente a

TFP americana, no qual ele afirma: “Honra transmite a definição de uma autêntica estima a tudo quanto é excelente, em uma atmosfera social de respeito, carinho e cortesia [...]. Honra transmite a ideia de valores que não podem ser comprados nem vendidos. Ela difunde a atmosfera de tranquilidade e temperança que desejamos”. A honra foi o fio de ouro que ligou todas as atividades do evento.

Dois santos serviram de modelo ao acampamento: São Luís, Rei de França, e Santa Joana d’Arc. Estas figuras altamente representativas provaram ser excelentes exemplos para ilustrar o tema da honra.

Na palestra sobre São Luís, os jovens ouviram como ele foi capaz de concretizar o padrão de um monarca honrado. Eles também estudaram a vida de Santa Joana d’Arc, que contrastava muito com a de São Luís, pois a donzela de Domrémy surgiu em um momento de grande caos e desonra. Toda a Cristandade viu nela a santa que restaurou os ideais da cavalaria.

Continuando com a história da França, a palestra seguinte descreveu os horrores da Revolução Francesa, através dos quais os jovens puderam medir a que profundezas de brutalidade, caos e depravação homens sem Deus e sem honra puderam arrastar uma sociedade.

A série de palestras foi coroada com uma exposição sobre a necessidade da devoção a Nossa Senhora. Em sintonia com o tema do acampamento, salientou-se que entre as inúmeras invocações com as quais a Santíssima Virgem é louvada na Ladainha Lauretana, figura Vaso de Honra.

A programação se encerrou com uma peregrinação de dez quilômetros a pé, dentro da cidade de Saint Louis, da Catedral a ele consagrada até o Santuário Nacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Veja:
Revista Catolicismo

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
50 anos de combate em prol da Santa Igreja
Luiz Nazareno Teixeira de Assumpção Filho
“A mais bela aventura do mundo é a nossa!”
França: 2 milhões de Medalhas Milagrosas
Concerto de trompas de caça
Vitoriosa reação contra a blasfêmia