Delegação de TFPs européias na Lituânia


12/10/2009

Felipe del Campo

No mês de agosto, uma caravana percorreu diversas cidades lituanas. Livres da dominação da ex-URSS, precisam agora livrar suas populações dos erros da doutrina comunista que contaminam a sociedade.

Em 1990, as TFPs tiveram importante papel na libertação da Lituânia do jugo soviético: recolheram, em diversos países, mais de cinco milhões de assinaturas em apoio à independência daquela nação báltica em relação à União Soviética. Tal apoio chegou no momento em que, isolada e desconsiderada pela opinião pública ocidental, a Lituânia estava sujeita a inúmeras pressões para que renunciasse à sua libertação.


A partir de então, delegações de TFPs européias vêm sendo convidadas a participar anualmente das celebrações desse magno acontecimento. Neste ano, uma delegação delas foi recebida em Vilnius, capital do país, pela vice-presidente do Parlamento, Sra. Irena Degutiene, e por diversos deputados ( foto à direita). Expressaram eles profunda gratidão pela ação das entidades e manifestaram preocupação, com vistas à necessidade de defender para o futuro os valores cristãos.

Em contato com a população, voluntários de TFPs européias alertaram sobre os perigos da crise moral hodierna e da paganização da sociedade, ressaltando que, apesar do desaparecimento do regime comunista, os erros de sua doutrina continuam ameaçando a Lituânia.

*   *   *

Conversando com professores e alunos nas cidades visitadas ( foto), tais voluntários puderam constatar o interesse existente pela organização de debates sobre temas morais que hoje afetam profundamente aquele país báltico, como a tentativa de aprovação do pseudo-casamento homossexual e a disseminação galopante da pornografia.

Diversos sacerdotes manifestaram sua gratidão pela visita de uma Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima às suas paróquias, levada pelos caravanistas, onde foi sempre recebida com grandes cortejos e cantos religiosos. Notava-se profunda devoção nas faces dos fiéis que se aproximavam para venerá-la. Na saída, estes recebiam como lembrança o Kalendorius 2009-2010 (foto), contendo belas fotos da imagem e breve relato da mensagem e das aparições de Fátima.



A população lituana recebeu com muito fervor a visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima
Numa aldeia o pároco contou que, durante o ano, seus paroquianos perguntaram-lhe se a caravana de TFPs européias voltaria.


Cerimônia no Monte das Cruzes, com a presença de D. Eugenius Bartulis

Para eles, os membros das entidades trazem “uma mensagem muito necessária: o amor a Nossa Senhora, a piedade e o exemplo dos bons costumes”. O sacerdote saudou a delegação, desejando a melhor das acolhidas nessa estadia na Lituânia.



*    *    *

 


O ex-deputado Antanas Racas (no microfone) acompa- nhou a delegação das TFPs durante sua visita à Lituânia
Na jornada realizada em memória dos resistentes ao comunismo, os voluntários participaram de diversas cerimônias em homenagem daqueles mártires, nos próprios lugares em que foram torturados e massacrados. As autoridades civis presentes evocaram e agradeceram a campanha mundial das TFPs, em 1990, pela libertação de seu país.



Conduzida pelos caravanistas, a imagem de Nossa Senhora de Fátima encabeçou a procissão anual em direção ao santuário mariano de Siluva. A realização dessa procissão — que se tornou um dos símbolos do anticomunismo e do renascimento cristão da Lituânia — remonta ao fim dos anos 80, quando foi iniciada com a intenção de obter da Padroeira a liberdade da Lituânia em relação ao domínio comunista.

Veja:
http://www.catolicismo.com.br/

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
50 anos de combate em prol da Santa Igreja
Luiz Nazareno Teixeira de Assumpção Filho
“A mais bela aventura do mundo é a nossa!”
França: 2 milhões de Medalhas Milagrosas
Concerto de trompas de caça
Vitoriosa reação contra a blasfêmia