Newsletter

Seu e-mail:


Fornecido por FeedBurner

Atualidades

Urgente: Audiência Pública sobre a Ideologia de Gênero na Câmara de São Paulo

Ideologia de Gênero será tema na Audiência Pública desta terça-feira, 2 de junho, às 12 horas, na Câmara de São Paulo. Compareça para protestar contra a inclusão da Ideologia de Gênero no Plano de Educação da Cidade de São Paulo.


Abortos diminuem e ocasiona o fechamento de 70% de clínicas da morte nos EUA

Segundo o Center for Disease Control, os números de assassinatos por aborto nos EUA estão em franca queda: de 2009 a 2011 eles diminuíram 5%, o maior declínio ocorrido na última década, informou a agência LifeNews.


Novelas: a “educação” de sua família feita por uma rede de televisão

Pesquisas demonstram como novelas moldam a sociedade brasileira. Foram realizados dois estudos com base em 115 novelas exibidas às 19hs e às 20hs, pela Rede Globo, entre 1965 e 1999, sendo a primeira “Rosinha do Sobrado” e a última “Vila Madalena”.


Artigos


Quarta-Feira, 8 de Março de 2006

Feministas querem mais debate sobre legalização do aborto

Márcia Xavier

Seja o primeiro a comentar este artigo

Catecismo Contra o Aborto

Porque devo defender a vida humana
14x21 – 80 páginas

Livro completo para todos os que querem defender o Sagrado Direito de Nascer!

Livro acessível, que todos os brasileiros podem adquirir, e todos os brasileiros devem ler!


http://www.vermelho.org.br

Entidades integrantes das Jornadas pela Legalização do Aborto, em audiência com o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), pedem mais debate com a sociedade em torno do Projeto de Lei 1135 de iniciativa da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ)

Representantes do movimento feminista querem aprofundar o debate sobre o projeto de lei de descriminalização do aborto e deixar passar o ano eleitoral para que a matéria seja votada. A solicitação foi feita ao presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), em audiência nesta sexta-feira (3). A preocupação das mulheres é que, um assunto tão polêmico não seja vinculado aos interesses “eleitoreiros”.

Aldo disse que atenderia a solicitação das mulheres, destacando o espaço da Câmara como o mais democrático para o debate. Eline Jonas, presidente da União Brasileira de Mulheres (UBM), admite que o tema é polêmico e que exige aprofundamento nas discussões.

Lia Zanotta, da Rede Feminista de Saúde, que também participou da audiência, disse que este ano deve ser dedicado para ampliar a discussão na sociedade civil; comunidade científica, médica e jurídica; movimentos sociais e populares; expandir o debate na Câmara, para que o projeto seja votado em outro período que não o eleitoral. “Num ano eleitoral, é fundamental não vincular interesses eleitoreiros com uma questão tão profunda como essa”, alerta.

Embora sem estatística oficial, já que os números contabilizados dizem respeito apenas às mulheres que procuram a rede pública de saúde, as feministas estimam em um milhão o número de mortes maternas por ano. As complicações decorrentes de abortos representam a quarta causa de morte materna – “uma causa perfeitamente evitável se fossem oferecidas condições seguras para o aborto”, destaca Eline.

As feministas avaliam que já houve ampliação dos espaços para discussão, “mas a sociedade precisa conhecer o projeto, discutir e entender os direitos da mulher à saúde e à vida”. E argumentam que “muitas mulheres perdem a vida em função da criminalização do aborto”.

Para as feministas, a aproximação do Dia Internacional da Mulher - 8 de Março – constitui uma boa oportunidade para discussão do tema. “Uma das facetas dos direitos das mulheres é o direito de programar a sua reprodução”, explica Eline, lembrando que “a saúde da mulher exige uma política que permita métodos anticoncepcionais para o controle da reprodução e o acesso ao aborto quando, em situações extremas, a mulher decida que não pode levar adiante a gravidez”, afirmou.

De Brasília
Márcia Xavier

(Os grifos são nossos)



Receba as atualizações deste site em seu e-mail

Comentários (0) | Fazer comentário

Ainda não há comentários a este artigo.

Novo comentário:

Nome:
E-mail: (O e-mail não será publicado)

Comentário:

Você pode usar algumas tags HTML, como <b>, <i>, <a>

Outros artigos

Abortos diminuem e ocasiona o fechamento de 70% de clínicas da morte nos EUA

Novelas: a “educação” de sua família feita por uma rede de televisão

40ª MARCHA CONTRA O ABORTO — em Washington mais de 500 mil participantes!

Jovem mãe italiana morreu de câncer para dar a luz o filho

Nota de pesar pelo passamento de Dom Bergonzini

Vídeo: proteste contra o novo Código Penal. Diga NÃO à cultura da morte

Outras Notícias

Anápolis votará supressão do aborto em sua Lei Orgânica

Novo Código Penal ameaça favorecer a causa abortista

Projeto de Lei no Uruguai visa liberar aborto em casos de deformações e síndrome de Down

Médicos contra o aborto na Argentina

La Nación pressiona Cristina Kirchner para se manifestar contra o aborto

Juíza alerta para a crise de autoridade na família