Artigo de Plinio Corrêa de Oliveira repercute na Câmara dos Deputados


17/03/2006

Maomé Renasce, artigo profético de Plinio Corrêa de Oliveira publicado no Legionário em 1947, foi estampado com ilustrações na primeira página do Informativo Parlamentar da Liderança do PFL.
O Informativo destaca o discurso do deputado Lael Varella, PFL/MG, que pediu a sua transcrição para os Anais da Câmara dando as seguintes razões:

" Diante do preocupante cenário que se afigura, gostaria de deixar consignado nos Anais desta Casa artigo do grande líder e pensador católico e também ex-constituinte Plínio Corrêa de Oliveira que, com palavras proféticas, publicou há 60 anos, em números redondos, no semanário Legionário, sob o título MAOMÉ RENASCE, matéria que constitui análise profunda da decadência do Ocidente."

Segue o discurso:

O Sr. Lael Varella (PFL-MG).

Pronuncia o seguinte discurso em 09-03-2006.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados.

A publicação de 10 charges com caricaturas de Maomé, estampadas inicialmente num pequeno jornal dinamarquês, em setembro do ano passado, colocaram o mundo islâmico em clima de guerra santa. Analistas políticos vêm mostrando que o fosso de valores, idéias e hábitos entre o mundo islâmico e o Ocidente continua se aprofundando perigosamente.

Com efeito, em janeiro p.p., após uma reunião da Federação Islâmica, desencadeou-se uma histérica reação diplomática dos países muçulmanos, com boicotes econômicos, multidões enfurecidas, assassinato de um sacerdote católico na Turquia e outras ameaças de morte, além de muitos atentados terroristas.

O jornal britânico Daily Telegraph já havia publicado declaração da rainha Margaret II da Dinamarca, em abril do ano passado, com o título “Devemos mostrar nossa oposição ao islã”. A rainha conclamou o País a mostrar sua oposição ao islã, independentemente da revolta que tal declaração provocaria no exterior.

São palavras da rainha: “Estamos sendo desafiados pelo islã nestes anos, global e localmente. E um desafio que devemos tomar a sério. Nós deixamos essa questão pairar no ar por muito tempo, pois somos tolerantes e preguiçosos. Temos de mostrar nossa posição ao islã e correr o risco de sermos rotulados com etiquetas. Para algumas coisas não podemos mostrar senão intolerância. E quando somos tolerantes, devemos saber se é por conveniência ou convicção”.

Por sua vez, Condoleezza Rice acusou a Síria e o Irã de estimularem deliberadamente os violentos protestos no mundo islâmico. Os EUA suspeitam de que grupos terroristas islâmicos, como a Al-Qaeda e a Jihad Islâmica, estejam instigando e coordenando as manifestações de protesto que assolam o mundo muçulmano.

Diante do preocupante cenário que se afigura, gostaria de deixar consignado nos Anais desta Casa artigo do grande líder e pensador católico e também ex-constituinte Plínio Corrêa de Oliveira que, com palavras proféticas, publicou há 60 anos, em números redondos, no semanário Legionário, sob o título MAOMÉ RENASCE, matéria que constitui análise profunda da decadência do Ocidente.

MAOMÉ RENASCE

Plinio Corrêa de Oliveira

Quando estudamos a triste história da queda do Império do Ocidente, custa-nos compreender a curteza de vistas, a displicência e a tranqüilidade dos romanos diante do perigo que se avolumava. Roma sofria, a agravar-lhe os outros males, de um inveterado hábito de vencer. A seus pés estavam as mais gloriosas nações da Antigüidade, o Egito, a Grécia, toda a Ásia. A ferocidade dos celtas estava definitivamente abrandada. O Reno e o Danúbio constituíam para o Império uma esplêndida defesa natural. Como recear que os bárbaros, que vagueavam nas selvas virgens da Europa central, pudessem expor a risco sério tão imenso edifício político?

Habituados a esta visão, os romanos não tiveram flexibilidade de espírito para compreender a situação nova que aos poucos se ia criando. Os bárbaros transpuseram o Reno, começaram suas invasões, diante deles a resistência das legiões era fraca, indecisa, insuficiente. Mas os romanos continuaram a ignorar o perigo, obcecados de um lado pela sede absorvente dos prazeres, e iludidos de outro lado pelo que se chamaria na detestável terminologia freudiana um "complexo" de superioridade. É o que explica a tranqüilidade mortal em que se conservaram até o fim.

Ainda mesmo que consideremos dentro deste conjunto o mistério da inércia romana, o quadro nos parece singular e quiçá algum tanto forçado. Compreendê-lo-emos muito mais ao vivo, se considerarmos outro grande mistério que se passa diante de nossos olhos, do qual somos de certo modo participantes: a grande inércia do Ocidente cristão diante da ressurreição da gentilidade afro-asiática. O tema é por demais vasto para ser tratado em bloco. Bastará, para que o compreendamos bem, que consideremos apenas um dos aspectos do fenômeno: a renovação do mundo muçulmano.

É um tema que o "Legionário", já habituado a não ser compreendido, tem abordado com uma insistência que pareceu por vezes importuna. Mas a questão merece ser examinada mais uma vez, com uma extensão maior do que a das pequenas notas dos "Sete dias em Revista" nas quais a tratamos anteriormente.

Lembremos rapidamente alguns dados gerais do problema. Como se sabe, o mundo maometano abrange uma faixa territorial que começa na Índia, passa pela Arábia e Ásia Menor, atinge o Egito e vai terminar no Oceano Atlântico. A zona de influencia do Islão é imensa de todos os pontos de vista: território, população, riquezas naturais. Mas até há algum tempo atrás certos fatores inutilizavam de modo quase completo todo este poderio. O vínculo que poderia unir os maometanos de todo o mundo seria, evidentemente, a religião do Profeta. Mas esta se apresentava dividida, fraca, e totalmente desprovida de homens notáveis na esfera do pensamento, do mando ou da ação. O maometanismo vegetava, e isto parecia bastar perfeitamente ao zelo dos altos dignitários do Islão. O mesmo gosto pela estagnação e pela vida meramente vegetativa era um mal de que também estava atingida a vida econômica e política dos povos maometanos da Ásia e da África. Nenhum homem de valor, nenhuma idéia nova, nenhum empreendimento verdadeiramente grande podia afirmar-se nesta atmosfera. As nações maometanas fechavam-se cada qual sobre si mesma, indiferentes a tudo que não fosse o deleite tranqüilo e miúdo da vida quotidiana. Assim, vivia cada qual em um mundo próprio, diversificada das outras por suas tradições históricas profundamente diversas, separadas todas por sua recíproca indiferença, incapazes de compreender, desejar e realizar uma obra comum. Neste quadro religioso e político tão deprimido, o aproveitamento das riquezas naturais do mundo maometano, riquezas que consideradas em seu conjunto constituem um dos maiores potenciais do globo, era manifestamente impossível. Tudo, pois, não era senão ruína, desagregação e torpor.

Arrastava assim os seus dias o Oriente, enquanto o Ocidente chegava ao zênite de sua prosperidade. Desde a era vitoriana, uma atmosfera de juventude, de entusiasmo e de esperança soprava pela Europa e pela América. Os progressos da ciência haviam renovado os aspectos materiais da vida ocidental. As promessas da Revolução encontravam crédito, e nos últimos anos do século XIX havia quem esperasse o século XX como a era de ouro da humanidade.

É claro que um ocidental colocado neste ambiente se capacitava a fundo, da inércia e da impotência do Oriente. Falar-lhe na possibilidade da ressurreição do mundo maometano lhe pareceria algo de tão irrealizável e anacrônico, quanto o retorno aos trajes, aos métodos de guerra e ao mapa político da Idade Média.

Desta ilusão, vivemos ainda hoje. E, como os romanos, fiados no Mediterrâneo que nos separa do mundo islâmico, não percebemos que fenômenos novos e extremamente graves se passam nas terras do Corão.

É difícil abranger em uma discriminação sintética fenômenos tão vastos e ricos como este. Mas de um modo muito geral pode-se dizer que, depois da grande guerra, todo o Oriente - e entendemos esta expressão num sentido muito lato abrangendo em sua totalidade as zonas de civilização não cristã da Ásia e da África - começou a passar por um fenômeno de reação anti-Europa e muito pronunciado. Esta reação comportava dois aspectos algum tanto contraditórios, mas ambos muito perigosos para o Ocidente. De um lado, as nações orientais começavam a sofrer com impaciência o jugo econômico e militar do Ocidente, manifestando uma aspiração cada vez mais pronunciada pela soberania plena, pela formação de um potencial econômico independente e de grandes exércitos próprios. Esta aspiração comportava, é claro, uma certa "ocidentalização", ou seja a adaptação da técnica militar, industrial e agrícola moderna, do sistema financeiro e bancário euro-americano, à Ásia, etc. De outro lado porém, este surto patriótico provocava um renouveau de entusiasmo pelas tradições nacionais, costumes nacionais, culto nacional, história nacional. É supérfluo acrescentar que o espetáculo degradante da corrupção e das divisões a que estava exposto o mundo ocidental concorria para estimular o ódio ao Ocidente. De onde a formação, em todo o Oriente, de novo interesse pelos velhos ídolos, de um "neo-paganismo" mil vezes mais combativo, resoluto e dinâmico do que o paganismo antigo. O Japão é bem um exemplo típico, ultra-típico talvez, de todo este processus que tentamos descrever. O grupo ideológico e político que o elevou à categoria de grande potência e que ambicionou para ele o domínio do mundo, foi precisamente um destes grupos neo-pagãos obstinadamente apegados aos velhos conceitos de divindade do Imperador, etc.

Ora, um fenômeno mais lento, porém não menos vigoroso que o do Japão, se deu em todo o mundo oriental. A Índia está na iminência de conquistar, em virtude deste fenômeno, a sua independência, o Egito e a Pérsia ocupam hoje em dia uma situação avantajada na vida internacional, e progridem a passos rápidos. Bem antes disto, Mustafá Kemal renovara a Turquia. Todas estas nações, estas potências podemos dizer, se sentem orgulhosas de seu passado, de suas tradições, de sua cultura, e desejam conservá-las com afinco, ao mesmo tempo, mostram-se ufanas de suas riquezas naturais, de suas possibilidades políticas e militares, e do progresso financeiro que estão alcançando. Dia a dia elas se enriquecem, constroem cidades dotadas de um aparelho governamental eficaz, de uma polícia bem adestrada, de universidades estritamente pagãs mas muito desenvolvidas, de escolas, hospitais, museus, tudo enfim que para nós significa de algum modo poder e progresso material. Nas suas arcas, o ouro se vai acumulando. Ouro significa possibilidade de comprar armamentos. E armamentos significam prestígio mundial.

É interessante notar que o exemplo nazista impressionou fortemente o Oriente. Se um grande país como a Alemanha tem um governo que abandona o Cristianismo e não cora de voltar aos antigos ídolos, o que há de vergonhoso em que um chinês ou um árabe permaneçam em suas religiões tradicionais?

Tudo isto transformou o mundo islâmico e determinou em todos os povos maometanos, da Índia ao Marrocos, um estremecimento que significa que o sono milenar acabou. O Paquistão - estado muçulmano hindu em vésperas de independência - o Irã, Irak, a Turquia, o Egito são os pontos altos do movimento de ressurreição islâmica. Mas na Algéria, no Marrocos, na Tripolitânia, na Tunísia, a agitação também vai intensa. O nervo vital do islamismo revive em todos estes povos, fazendo renascer neles o senso da unidade, a noção dos interesses comuns, a preocupação da solidariedade, e o gosto pela vitória.

Nada disto ficou no ar. A Liga Árabe, uma confederação vastíssima de povos muçulmanos, une hoje todo o mundo maometano. E’, às avessas, o que foi na Idade Média a Cristandade. A Liga Árabe age como um vasto bloco perante as nações não árabes, e fomenta por todo o norte da África a insurreição. A evasão do grão mufti foi uma clara manifestação da força dessa Liga. A soltura de Abd-el-Krim é mais do que isto, uma afirmação do propósito deliberado em que está a Liga de intervir nos assuntos da África Setentrional, promovendo a independência da Argélia, Tunísia, Tripolitânia e Marrocos. É o que demonstramos nos "Sete Dias em Revista" do último número.

Será preciso ter muito talento, muita perspicácia, informações excepcionalmente boas, para perceber o que significa este perigo?

Legionário, 15 de junho de 1947.

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
Reportagem da Folha de S. Paulo
Repercute campanha contra o aborto
Plinio Corrêa de Oliveira: uma vida pela Igreja e pela civilização cristã
Intelectual italiano realça centenário do nascimento de Plinio Corrêa de Oliveira
Uma batalha na noite, Plinio Corrêa de Oliveira e a crise do século XX na Igreja
O século de Plinio Corrêa de Oliveira