Polônia: VI Congresso Conservador


05/11/2009

Leonardo Przybysz

Numa atmosfera de muita amizade e consonância de idéias, realizou-se no dia 10 de outubro em Cracóvia (Polônia) o VI Congresso Conservador, promovido anualmente pela Associação pela Cultura Cristã Padre Piotr Skarga, organização co-irmã de TFPs européias.

 

 

Foi grande a animação no auditório da Escola de Música de Cracóvia, com cerca de 150 participantes de diversas regiões da Polônia. O tema deste ano foi: Balanço dos últimos 20 anos (1989-2009) – Os católicos em relação às transformações sócio-políticas.

 

 

Entre os oradores, destacaram-se Andrzej Nowak, professor de História da Universidade Jagielon (Cracóvia), que desenvolveu o tema A Rússia diante da encruzilhada da civilização; e Grzegorz Kucharczyk, da Academia Polonesa de Ciências e historiador da Universidade de Poznan, cuja exposição intitulou-se O projeto de modernização sem Deus e contra a tradição –– Exemplo da Polônia após 1989. Mathias von Gersdorff (TFP alemã) discorreu sobre a Alemanha após a queda do Muro de Berlim; e Julio Loredo (TFP italiana) desenvolveu temas referentes à Revolução Cultural na Itália nos últimos 20 anos.


 

Causou grande impressão aos participantes a projeção do filme Soviet History, que comprova a colaboração entre nazismo e comunismo durante a Segunda Guerra Mundial.

A um belo concerto de música clássica, seguiu-se solene jantar de encerramento num dos magníficos salões góticos do convento dos franciscanos, do século XIII.

Veja:
http://www.catolicismo.com.br/

Topo da Página

 

 

 

 

 

 
Leia Também
50 anos de combate em prol da Santa Igreja
Luiz Nazareno Teixeira de Assumpção Filho
“A mais bela aventura do mundo é a nossa!”
França: 2 milhões de Medalhas Milagrosas
Concerto de trompas de caça
Vitoriosa reação contra a blasfêmia