Newsletter

Seu e-mail:


Fornecido por FeedBurner

Atualidades

Urgente: Audiência Pública sobre a Ideologia de Gênero na Câmara de São Paulo

Ideologia de Gênero será tema na Audiência Pública desta terça-feira, 2 de junho, às 12 horas, na Câmara de São Paulo. Compareça para protestar contra a inclusão da Ideologia de Gênero no Plano de Educação da Cidade de São Paulo.


Abortos diminuem e ocasiona o fechamento de 70% de clínicas da morte nos EUA

Segundo o Center for Disease Control, os números de assassinatos por aborto nos EUA estão em franca queda: de 2009 a 2011 eles diminuíram 5%, o maior declínio ocorrido na última década, informou a agência LifeNews.


Novelas: a “educação” de sua família feita por uma rede de televisão

Pesquisas demonstram como novelas moldam a sociedade brasileira. Foram realizados dois estudos com base em 115 novelas exibidas às 19hs e às 20hs, pela Rede Globo, entre 1965 e 1999, sendo a primeira “Rosinha do Sobrado” e a última “Vila Madalena”.


Notícias


Quarta-Feira, 7 de Dezembro de 2005

Deputados se negam a votar projeto do aborto

Gilse Guedes

Seja o primeiro a comentar este artigo

Catecismo Contra o Aborto

Porque devo defender a vida humana
14x21 – 80 páginas

Livro completo para todos os que querem defender o Sagrado Direito de Nascer!

Livro acessível, que todos os brasileiros podem adquirir, e todos os brasileiros devem ler!

Opositores ao projeto de lei não assinaram lista de presença e, por falta de quórum, sessão na Comissão de Seguridade Social e Família teve de ser novamente adiada

DESCRIMINAÇÃO: Tanto o primeiro substitutivo apresentado quanto o atual propõem a retirada do Código Penal dos artigos que tipificam como crime contra a vida o aborto feito pela própria gestante ou provocado por outra pessoa, com o consentimento da mulher

COBERTURA: No primeiro texto, havia um artigo que previa a obrigatoriedade do Sistema Único de Saúde (SUS) edos planos privados de saúde darem a cobertura necessária para a realização do procedimento. O artigo provocou bastante polêmica entre os deputados da comissão e foi retirado

REGULAMENTAÇÃO: O projeto que será votado apenas tira o aborto do Código Penal. As regulamentações referentes a como e onde ele poderá ser feito deverão ser feitas posteriormente pelo Ministério da Saúde

PRAZOS: Também foi retirado o prazo colocado pelo texto anterior. Nele, estava prevista a realização do aborto até a 12.ª semana de gestação, ampliada para até a 20.ª em caso de gravidez decorrente de estupro. Citava também os fetos com má-formação congênita incompatível com a vida, como os anencéfalos (sem cérebro)

ATENDIMENTO: O texto prevê que o poder público deverá fornecer todas as informações necessárias sobre o aborto às gestantes

Mais uma vez os parlamentares contrários ao projeto que descrimina o aborto conseguiram impor o adiamento da votação sobre o assunto na Comissão de Seguridade Social da Câmara. Deputados que fazem oposição à proposta, entre eles Durval Orlato (PT-SP), compareceram à sessão, mas não assinaram a lista de presença da reunião. E o objetivo do grupo se cumpriu: não houve quórum suficiente para a votação.

O grupo ligado ao movimento feminista trabalhou para que a votação ocorresse ontem, mas reconheceu que o movimento de oposição tem força para protelar a discussão por vários meses e até mesmo derrubar o texto. Feministas da Jornada pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro contabilizaram o número de votos a favor ao texto da relatora, deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ), e viram que há risco de a proposta ser rejeitada. "Queremos que a votação ocorra logo, mas nós temos metade dos votos da comissão (que tem 33 titulares) a favor", disse a feminista Ângela Freitas.

Para obstruir a reunião de ontem, o deputado Durval Orlato chegou a disparar vários telefonemas para seus colegas da comissão a fim de que não assinassem a lista de presença. A sessão foi marcada por palavras de ordem de religiosos contrários à prática do aborto, cantos de crianças, protestos de feministas e discussão entre parlamentares.

Como forma de pressionar os deputados a rejeitar a proposta, vários católicos e evangélicos lembraram que a posição a favor ao projeto pode levar muitos políticos a perder votos nas eleições de 2006. "Vida sim, aborto não. 2006 tem eleição", fizeram coro, em alto som.

Irritada com a obstrução à reunião, Jandira Feghali disse que estava ali em defesa de um texto consensual, mas que, diante da operação para esvaziar a sessão, não via mais condições de votar a proposta na sessão. O vice-presidente da comissão, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), anunciou o cancelamento da votação porque apenas 10 dos 33 titulares da comissão assinaram a lista de presença. Eram necessárias 17 assinaturas para que Faria de Sá desse início aos trabalhos.

Jandira Feghali apresentou uma nova versão do relatório que é composto por apenas três artigos, conforme antecipou o Estado na edição de ontem. A proposta restringe-se a retirar do Código Penal os dispositivos que tipificam como crime o aborto feito com o consentimento da gestante.

O texto apresentado anteriormente pela relatora regulamentava a prática da interrupção da gravidez, definindo que o Sistema Único de Saúde (SUS) e os planos privados de saúde passariam a realizar o procedimento. Segundo a deputada, caberá ao Ministério da Saúde, caso a projeto seja aprovado, fazer a regulamentação. Jandira disse que iria pressionar a presidência da comissão a incluir a votação do projeto na pauta de hoje.

"Eu estava lá e vários outros deputados da comissão corajosamente também estavam prontos para a votação. Nós temos os votos para aprovar. Mas outros, contrários, se acovardaram e fizeram uma manobra para obstruir a discussão. Infelizmente, foram muitos problemas", afirmou a deputada.

O QUE DEVE SER VOTADO


vidae@estado.com.br

Fonte:
http://txt.estado.com.br/



Receba as atualizações deste site em seu e-mail

Comentários (0) | Fazer comentário

Ainda não há comentários a este artigo.

Novo comentário:

Nome:
E-mail: (O e-mail não será publicado)

Comentário:

Você pode usar algumas tags HTML, como <b>, <i>, <a>

Outros artigos

Abortos diminuem e ocasiona o fechamento de 70% de clínicas da morte nos EUA

Novelas: a “educação” de sua família feita por uma rede de televisão

40ª MARCHA CONTRA O ABORTO — em Washington mais de 500 mil participantes!

Jovem mãe italiana morreu de câncer para dar a luz o filho

Nota de pesar pelo passamento de Dom Bergonzini

Vídeo: proteste contra o novo Código Penal. Diga NÃO à cultura da morte

Outras Notícias

Anápolis votará supressão do aborto em sua Lei Orgânica

Novo Código Penal ameaça favorecer a causa abortista

Projeto de Lei no Uruguai visa liberar aborto em casos de deformações e síndrome de Down

Médicos contra o aborto na Argentina

La Nación pressiona Cristina Kirchner para se manifestar contra o aborto

Juíza alerta para a crise de autoridade na família