Newsletter

Seu e-mail:


Fornecido por FeedBurner

Atualidades

Urgente: Audiência Pública sobre a Ideologia de Gênero na Câmara de São Paulo

Ideologia de Gênero será tema na Audiência Pública desta terça-feira, 2 de junho, às 12 horas, na Câmara de São Paulo. Compareça para protestar contra a inclusão da Ideologia de Gênero no Plano de Educação da Cidade de São Paulo.


Abortos diminuem e ocasiona o fechamento de 70% de clínicas da morte nos EUA

Segundo o Center for Disease Control, os números de assassinatos por aborto nos EUA estão em franca queda: de 2009 a 2011 eles diminuíram 5%, o maior declínio ocorrido na última década, informou a agência LifeNews.


Novelas: a “educação” de sua família feita por uma rede de televisão

Pesquisas demonstram como novelas moldam a sociedade brasileira. Foram realizados dois estudos com base em 115 novelas exibidas às 19hs e às 20hs, pela Rede Globo, entre 1965 e 1999, sendo a primeira “Rosinha do Sobrado” e a última “Vila Madalena”.


Notícias


Quinta-Feira, 1 de Dezembro de 2005

Projeto de lei do aborto tem primeira derrota

CLÁUDIA COLLUCCI
ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA

Seja o primeiro a comentar este artigo

Catecismo Contra o Aborto

Porque devo defender a vida humana
14x21 – 80 páginas

Livro completo para todos os que querem defender o Sagrado Direito de Nascer!

Livro acessível, que todos os brasileiros podem adquirir, e todos os brasileiros devem ler!

SAÚDE

Deputados de comissão que discute tema retiram a proposta da pauta na Câmara para modificá-la e evitar rejeição

O projeto de lei do aborto elaborado por uma comissão tripartite montada pelo governo federal sofreu ontem sua primeira derrota na Câmara dos Deputados. Na iminência de vê-lo rejeitado, parlamentares que compõem a CSSF (Comissão de Seguridade Social e Família) decidiram retirá-lo da pauta, modificá-lo e reapresentá-lo na próxima terça-feira.

Em comum acordo com o movimento feminista, a estratégia da deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ), relatora do projeto, é manter apenas a despenalização -suprimir os artigos 124, 126, 127 e 128 do Código Penal, que tipificam crimes relacionados ao aborto consentido pela gestante.

Dessa forma, ficaria fora do texto a regulamentação do projeto. O texto que seria votado ontem propunha a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação ou em qualquer idade gestacional quando a gravidez implicasse risco de vida à mulher ou em caso de má-formação fetal incompatível com a vida.

Também assegurava que o SUS (Sistema Único de Saúde) realizasse a interrupção da gravidez e que os planos de saúde cobrissem os custos.

A ministra Nilcéia Freire (Política para as Mulheres), cuja pasta coordenou os trabalhos da comissão tripartite, não foi encontrada ontem para comentar a decisão da Câmara. Segundo a sua assessoria, ela estava no interior do Rio cumprindo compromissos da sua agenda. Além do apoio político, o governo gastou cerca de R$ 5.000 só com passagens aéreas a membros da comissão tripartite.

A Folha apurou que, além dos grupos religiosos, parlamentares sofrem pressão dos planos de saúde. O setor rejeita o aumento de custos que a aprovação do projeto acarretaria pelo fato de obrigá-lo a custear o aborto das usuárias.
Ainda assim, até anteontem à noite, havia a expectativa de que o projeto seria aprovado, com margem estreita de votos. Mas, ontem, duas horas após o início da sessão, a ala parlamentar contrária à descriminalização do aborto já afirmava ter a maioria dos votos dos parlamentares presentes.

Platéia

A platéia, formada majoritariamente por pessoas ligadas a grupos religiosos, ajudou. Além de vestirem camisetas com fotos de bebês estampados e distribuírem miniestatuetas de fetos, muitos agitavam as mãos com rosários.
A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) também pressiona o Congresso, assim como o fez quando a proposta estava no âmbito do governo federal.

Para Feghali, a retirada do projeto não representa um recuo, mas sim uma chance de reformular a proposta para tornar mais factível a sua aprovação. Durante a sessão de ontem na Câmara, alguns deputados propuseram mudanças no projeto como condição de votarem favoravelmente a ele, mas pelo menos outros oito já se posicionaram contrários à proposta em qualquer situação.

Segundo a deputada, o importante é garantir a descriminalização, trazer o debate para o âmbito da saúde pública e enfrentar a indústria clandestina do aborto.

O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) também concorda que a descriminalização é a parte mais importante do projeto. "Os países que despenalizaram a prática tiveram redução drástica no número de mortes maternas."
Na avaliação do deputado Luiz Bassunda (PT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida, a estratégia não vai funcionar. "Descriminalizar não é a solução. Precisamos encontrar formas de evitar o aborto em qualquer circunstância. A vida é inviolável desde a concepção."

O deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL), que integra a CSSF, defende a criminalização máxima da mulher que pratica o aborto. Projeto de sua autoria que tramita na Câmara prevê que o aborto seja considerado crime hediondo.

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/



Receba as atualizações deste site em seu e-mail

Comentários (0) | Fazer comentário

Ainda não há comentários a este artigo.

Novo comentário:

Nome:
E-mail: (O e-mail não será publicado)

Comentário:

Você pode usar algumas tags HTML, como <b>, <i>, <a>

Outros artigos

Abortos diminuem e ocasiona o fechamento de 70% de clínicas da morte nos EUA

Novelas: a “educação” de sua família feita por uma rede de televisão

40ª MARCHA CONTRA O ABORTO — em Washington mais de 500 mil participantes!

Jovem mãe italiana morreu de câncer para dar a luz o filho

Nota de pesar pelo passamento de Dom Bergonzini

Vídeo: proteste contra o novo Código Penal. Diga NÃO à cultura da morte

Outras Notícias

Anápolis votará supressão do aborto em sua Lei Orgânica

Novo Código Penal ameaça favorecer a causa abortista

Projeto de Lei no Uruguai visa liberar aborto em casos de deformações e síndrome de Down

Médicos contra o aborto na Argentina

La Nación pressiona Cristina Kirchner para se manifestar contra o aborto

Juíza alerta para a crise de autoridade na família